sexta-feira, outubro 23, 2009

Poucas forças, grandes lições














Saul arregimentou um exército com 3.000 homens dos melhores de Israel . Davi porém trazia consigo alguns poucos homens. Saul persegue freneticamente Davi. Havia contraste em todos os sentidos. Se por um lado Saul entra na caverna para aliviar o ventre, Davi no entanto está sentado no interior dela. É a busca frenética de Saul por uma pulga. A insanidade versus sensatez.O desequilíbrio psico-emocional contra a sobriedade. Um rei doentio, melancólico poderoso, guiado por um "espírito" contra a inerrante presença de Deus na vida de um simples guerreiro.


Nesse encontro podemos tirar grandes lições de uma fraqueza perante um "poder". Um rei indomavelmente esquizofrênico cuja imprudência resultou na sua rejeição, se depara com lições fortes!


Davi nos ensina a sobreviver e viver mediante crises de todos os gêneros com algumas lições:


  1. Saber o tempo certo de agir. Prudentemente Davi não ouviu o conselho dos seus homens que mesmo dizendo "Eis aqui o dia do qual o Senhor te disse: Eis que entrego o teu inimigo nas tuas mãos; far-lhe-ás como parecer bem aos teus olhos ". Para todo bom afoito e empolgado caráter, essa era a hora certa de agir impulsiva e erroneamente. Davi sabe esperar o momento certo, tinha tudo em suas mãos...A vantagem era dele, no entanto ele espera em Deus.

  2. Sensibilização e empatia. Davi sentiu doer o coração...Que lição profunda de comedimento...Davi sabia da fraqueza de Saul. Para Davi, Saul era uma casebre perante a fortaleza espiritual que lhe assistia. Davi entendia que ele ainda era um ungido, mesmo fora de Deus. Quando nos engradecemos perante a pequenez dos outros, mostramos insensibilidade e anti-patia.

  3. Humildade. Pela lógica, quem deveria se humilhar perante a astúcia de guerra de Davi? Claro que é Saul...Porém Davi reconhece que a verdadeira grandeza e sagacidade de alguém sempre se antecipará pela humildade. Ele fala com rogos a Saul "ó rei, meu senhor! " Numa atitude carinhosa e reverente Davi mostra a humildade de vida tendo o mesmo princípio ensinado pelo apóstolo Paulo "nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo..."

  4. Diálogo e conciliação. Davi no gesto meigo e nobre ensina a Saul a não dar ouvidos a caluniadores e difamadores, que são os piores inimigos no inter-relacionamento de individuos. Expulse da sua área de relacionamentos, todos os inimigos da verdadeira unidade e comunidade.
  5. Fidelidade e Pureza. Davi mostrara-se então firme na resolução de proceder de forma justa e piedosa. "Veja se em mim há alguma transgressão, note se tem alguma conduta desonrosa em relação a tua pessoa..." Essa foi a atitude de Davi sempre em relação a Saul. Seu inimigo em potencial desfez-se diante do caminho de pacificação de Davi. Lembro agora o que disse Pedro em sua carta " Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus.Que nenhum de vós, entretanto, padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus neste nome". Davi glorificou de fato o nome do SENHOR e emudeceu a violência doentia de Saul.




Poderíamos falar de muitas outras lições, mas ficarei por aqui...



Com Amor,



Mário Celso

Um comentário:

  1. Mário,como sempre suas mensagens abençoam grande e poderosamente minha vida! Obrigada por compartilhar conosco através do seu blog,que é uma maravilha! e ah,obrigada pelos comentários que eventualmente vc deixa no meu blog ;)

    ResponderExcluir

A propósito...

Vamos Refletir?? E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segun...