segunda-feira, novembro 30, 2009

Um Encontro Libertador e Uma "Horrenda" Transformação!


Ventos e ondas fortes que arrimavam a embarcação de Jesus eram menores do que os temores que arrebentavam o coração dos discípulos. Depois de um angustiante pedido de socorro ao mestre que adormecera, veio a ORDEM dAquele que fez os céus e a terra. Ondas calmas e brisas suavizantes.

Ao desembarcar potestades e suas possessões aprisionam corpo, alma e espírito de um indivíduo gadareno (nota-se que a seu adjetivo pátrio é forte na referência que os evangelhos faz em relação aquele homem) cuja habitação é o sepulcro, o viver de caráter demoníaco-ermitão, as pedras se transformam em suas armas, a nudez sua insensatez, os grilhões tornaram-se fracos cordões...Legião é o nome da possessão, que se rende ao NOME que é sobre todos os nomes!

Perante Um que repreende o mar furioso (Domínio de ordem natural), o que dizer de uma libertação de fortalezas psíquicas e diabolicamente animalesca aprisionando um homem (domínio de ordem espiritual). Todos sentimos o poder da Queda, e em Jesus não foi diferente...A solução foi a Graça libertadora que sobrepuja-se ao império da Morte!

[Gadarenos existem em todas as partes...Possessões e possessos estão em todos os lugares. Gadarenos existem para dar fama ao lugar. A sociedade pós-moderna e viciosa precisa de loucos Gadarenos para alimentarem cada vez mais as suas insanidades].

Cristo permitiu a mudança demoníaca-corporal para uma manada de porcos (uma fonte de lucro expoente para a região de gadara), causando prejuízos econômicos aos seus donos. Aqui confronta-se o poder econômico e o poder libertador. O alvoroço fora convidativo para a repulsa do mestre...Os porqueiros denunciam. Sempre será assim, o Evangelho libertador entrará em choque aos interesses humanos, não importando os "politicamente corretos e os moralistas de plantões"


A repercussão do fato gerou curiosidades entre o povo, que na busca pelo agente ativo causador de "prejuízo"(Jesus), encontra o agente passivo da misericórdia divina- O que fora endemoninhado. Transformações profundas em todo o ser ocorreu naquele "ex"-possesso.

Nas faculdades mentais encontra-o " em perfeito juízo", no aspecto corporal que ora estava desnudo pela opressão, o vê " vestido" que o faz estar em perfeita paz consigo mesmo e com Deus...Pois agora se encontra "assentado aos pés de Jesus" . Porém a paz e a liberdade que gozava causava nos espectadores curiosos todos conhecidos dele uma "assombração" maravilhosa de milagre interno humano..." e ficaram dominados de terror".

Diante desse fato "horrendo" que produziu libertação, dois pedidos foram feitos ao Mestre.Um fora aceito e outro recusado. O primeiro foi do povo de gadara que com medrosos rogos pedira a Cristo que se retirasse do meio deles. Pedido aceito. Jesus pegou o seu barco e foi embora...

O segundo pedido foi de anunciação, proclamação junto a Jesus e a sua comitiva apóstolica. Contudo recusado. Aquele que antes era casa de espíritos agora se tornou morada do Espírito de Deus e com rogos pede a Jesus a "estar com ele". Talvez pelo pavor de voltar a vida anterior. Porém a resposta franca e sublime e veraz de Jesus foi " Volta para casa e conta aos teus tudo o que Deus fez por ti".

A
proclamação da verdade do Evangelho se dará não necessariamente num sair geográfico afim de ser missionário em terras distantes, mas sim dentro de nossa própria casa...Pois de lá demandará de nossas vidas todos os frutos da mudança e do bem que o Evangelho faz para os mais próximos, para os nossos mais chegados!

A obediência daquele homem foi marcante. Dali ele começa uma nova trajetória de vida. " Então, foi ele anunciando por toda a cidade todas as coisas que Jesus lhe tinha feito."

Essa é a maravilha do Evangelho que é Poder de Deus.

Com amor,

Mário Celso

Toda o texto baseado no Evangelho de Lucas 8


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A propósito...

Vamos Refletir?? E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segun...