segunda-feira, janeiro 25, 2010

A Mensagem Sem Linguagem


"Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som" Sl 19.3

Por todos os lados que nos direcionamos, movemos e apalpamos, a vívida mensagem de Deus se fará ouvir, ver, perceber e sentir. Os testemunhos mais altissonantes da Palavra viva é a criação-universo e os seus multiversos bíblicos como arauto da proclamação de Deus ao mundo(cosmos). A mensagem está aberta. O mundo-criação prega a Palavra, sem nenhum alarde como nos exibicionismos dos religiosos, testemunha sem voz, sem falas. A linguagem do cosmos-pregador não precisará da ajuda de nenhum teólogo, filósofo, criacionista ou evolucionista, para declarar abertamente a todos a "glória de Deus".

Basta tão somente olhar as estrelas e os seus desenhos nas suas descrições disformes, uniformes e multiformes para vislumbrar a potente mão do Eterno que os desenhara. O ateu mais insolente descobrirá que por trás de toda esse magnífico espetáculo universal está uma mente inteligente e criadora.

A missionária-terra-criação propaga. Os mundos, desde os não-descobertos até os conhecidos pela mente humana, anuncia a mesma mensagem do Criador. O salmista na sua riqueza de linguagem poética peculiar descreve essa excelência.

" Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos." Não há como fugir dessa proclamação. Lendo a proeza dessas descrições me vem a minha finita mente, que Deus anuncia sem um único murmúrio. A natureza bem como as suas amplitudes extraordinárias me fazem perceber o quão pequeno sou diante da grandeza e magnitude divina.

Os céus, o firmamento, um dia, uma noite e o sol são usados como mediatos dessa revelação de Deus. Em toda a terra a presença de tais elementos indica a certeza do desvendar do Deus de amor, para a humanidade ao qual explicitamente nos atinge em todas as nossas sensorialidades do nosso ser. Portanto o salmo prossegue afirmando " por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo" , lançando por terra todas as escusas humanas de não aceitar tal convite de amor. Esse amor está no ar, ou melhor nos ares dessa existencialidade.

Paulo, aproveita tal afirmação, informando aos judeus(os receptores da revelação) a não desculpa da falta de oportunidade de crê na pregação do Evangelho, e utiliza-se dessa verdade afim de mostrar-lhes que a justiça de Deus vinculada ao Evangelho eterno de Cristo estava tão palpável e abrangente a todos eles. No entanto ensurdeceram os seus ouvidos para não não ouvir algo tão audível..." Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo." (Rom 10.18)

O perigo de Israel é o perigo do homem moderno, a não ouvir a voz reveladora da criação e tornar-se surdo ante os apelos veementes da revelação da Palavra seja na criatura, criação ou em todo o cosmo bem como a não confessabilidade da salvação em Cristo, o Logos de Deus, a Expressão máxima desse amor revelador de Deus a todos os homens que se faz tão notória em todos os aspectos.

Esse é o perigo!

Que a excelência reveladora da criação transmita-lhe a Verdade, O Cristo, e que os ouvidos da sua alma ouça a mensagem " Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação." Rom 10.9,10

Com Amor,

Mário Celso

2 comentários:

  1. GRAÇA E PAZ!
    PEDIMOS 1 MINUTO DO SEU TEMPO PARA TE CONVIDAR...
    SOMOS DA IGREJA PRESBITERIANA DO JD. AEROPORTO DE LIMEIRA - SP BRASIL.

    ESTAMOS DIVULGANDO NOSSO BLOG, E PEDIMOS A VOCÊ PRA QUE ENTRE LÁ E SINTA - SE A VONTADE.
    LEMBRANDO QUE ESTAMOS APENAS DIVULGANDO O NOSSO MINISTÉRIO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA!
    DIVULGAMOS O AMOR DE CRISTO PARA TODOS!

    SE PUDER... SEJA NOSSO SEGUIDOR “SEGUIR”

    POR GENTILEZA SE VOCÊ GOSTAR DO BLOG, ENVIE PARA SEUS AMIGOS E FAMILIARES.

    DESDE JÁ AGRADECEMOS!
    DEUS CONOSCO.
    IPB – J.A

    LINK:

    IGREJA PRESBITERIANA JD. AEROPORTO:
    http://upajagaleradecristo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Shalom!

    Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti e toda a sua família.

    Medite no Sl 36.8,9

    Nele, Pr Marcelo

    Visite>> http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o texto:

    A radiografia de uma sociedade doente

    P.s Caso se identifique com o meu singelo blog, torne seguidor. A escolha é sua.

    Grato!

    ResponderExcluir

A propósito...

Vamos Refletir?? E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segun...