sexta-feira, outubro 16, 2009

O doce amor do Salvador


"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador" João 15




Essa é uma das falas mais expressivas do Doce Salvador Jesus Cristo. Jesus utiliza a figura de linguagem mais doce do Novo Testamento. A videira. Israel, como povo escolhido por Deus, também foi chamada de videira pelo profeta Isaías. A sua missão porém se azedara com muitas injeções e enxertos de toda sorte de males espirituais. Por isso Jesus declara "Eu SOU a Videira Verdadeira".

O Israel-Videira não completou de forma amorosa a proclamação de Boas Novas as Nações. Deflagrou-se a sua atividade de arauto do Rei. Jesus, não só declarou as Boas Novas como se tornou amorosamente O Fruto das Prímicias do SENHOR. O fruto da Vide é realmente o mais saboreado e cultuado pelo povo judeu durante longos séculos.

A simbolização de Jesus à videira, pinta o quadro do Amor dele em relação à Sua obra e seu ministério. E também do Seu Amor a todos que O seguem. Todas as suas expressões, gestos, atitutes, tinha e tem a marca do gostoso sabor da vide e da Vida. Essa relação vital-prazerosa dar-se-á no conhecer e receber dele esse amor!

Quem conhece o doce amor do SENHOR de fato, não haverá espaço no coração para o azedume do pecado que destrói toda a doçura do viver.


E nesse contexto,( até porque o capítulo 15 de João se intermedia entre a promessa das mansões celestiais e a presença do Consolador) é todo uma fala de Cristo ao seus díscipulos. É o balanceamento entre a promessa-consoladora e o amor-vigente que todos os seguidores teriam.


Nessa relação aparece o Pai-lavrador e os ramos-díscipulos. Os ramos devem produzir frutos, desde que ligados à Videira. A produção dos frutos redundam em glorificação ao Pai. Nessa produção há toda a Vontade da Videira de limpar ou podar para uma maior produção...Se não há produção de frutos será lançado fora, até porque de si-mesmo sem a ligação correta à Fonte, nunca existirá a frutificação.


Mas quando falamos em produção de frutos, pensamos erroneamente que é evangelização, oração, jejum e coisa dessa natureza...Mas a produção de Frutos do qual fala o mestre é:
Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor
. Permanência no Amor e no mandamento...E quando pensamos em mandamento, geralmente associamos a "mandar". Ninguém gosta de ser mandado, a maioria prefere mandar...Então associamos isso com regras, dogmas, doutrinas-humanas, leis, etc...



Mas mandamento aqui não é nada disso, o mandamento de Cristo é Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.


Amar uns aos outros, esse é o mandamento. Os que amam é porque se deliciam na doce videira. O coração que ama, é o coração que se enche do sumo da Vide, que se encharca nela...


Receba toda a doçura do Amor do Mestre, para podeis amar uns aos outros.


Com Amor

Mário Celso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A propósito...

Vamos Refletir?? E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segun...