domingo, outubro 25, 2009

O Deus da Esperança e a Esperança em Deus

















" E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo" Rm 15.13


Qual a melhor definição de Esperança? No que esperar? Em quem esperar? São muitas as definições. No que tange ao pensamento bíblico, a esperança dela proposta se contrapôe as nossas fajutas expectativas. Quando ouvimos falar em esperança, geralmente associamos a ela uma promessa. No que você espera?

As respostas talvez sejam das mais variadas. O apóstolo Paulo aqui no contexto estabelecido, ele exorta aos romanos a um viver altruísta de simpatia e empatia com os debilitados e fracos irmãos na fé. Ele fala da edificação dos irmãos como tarefa nossa, na mesma disposição e exemplo de Cristo, que levou as nossas injúrias e ofensas.

Bem, mas o que tem isso a ver com a esperança? Tudo! pois a confirmação da nossa esperança, tem como base as Escrituras. Da Palavra sairá ensino, consolação. Por meio disso eu terei esperança. " Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança".

Procurando o termo esperança, no original "ελπις" (elpis) achei vários significados,dentre muitos, porém um me chamou atenção. "Prazerosamente com regozijo aguardar a eterna salvação bem como o seu Autor e fundamento" . Agora entendo o porquê de Paulo falar que somente teremos esperança, quando esta vem do próprio Deus.

É o Deus da esperança. Qualquer espera que não advenha dele, é apenas uma exacerbação de expectativa que logo será malograda. A esperança em Deus só será de fato esperança, quando a origem dela está no Deus da esperança.

Deus tem prazer em encher nossos corações de esperança, sempre acompanhada de "gozo e paz" no nosso crer. Se a esperança está fora de Deus, certamente produzirá medo, desconfiança, inquietação, e tristeza. Portanto isso não é esperança, mas sim PAVORança. (risos)

É nessa boa expectativa de Salvação que Paulo também diz "Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos" Rm 8.24,25. Ora, a nossa salvação não depende de elementos estéticos, figurantes e externos...portanto a nossa esperança está em algo absolutamente verdadeiro, concreto e durável, porém não palpável, guiada apenas pela fé. Foi nessa fé-esperança que Abraão se apossou dela mesmo crendo contra a própria expectativa que lhe cercava.

O propósito disso é uma riqueza. Fala-se bastante no nosso meio do evangelho-riqueza, porém esquece da riqueza que evangelho produz para nós. "Para que sejais ricos de esperança". Bem, essa tal abastança não é muito desejada, uma vez que queremos ser ricos de muitas coisas, menos de esperança no poder do Espírito Santo.


Resumindo, esperança, só se constituirá de fato, se somente se, ESTIVER FUNDAMENTADA EM DEUS. POR DEUS E PARA DEUS, NUMA CONSOLIDAÇÃO DE ALEGRIA, PAZ PRODUZINDO ENFIM PODER NO ESPÍRITO SANTO. Fora disso amigos, é apenas bizarrice de esperança.

Com Esperança,

Mário Celso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A propósito...

Vamos Refletir?? E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segun...