domingo, dezembro 13, 2009

Crentes Impressionados Com Significados De Nomes! Leiam Isso.


O que vou expressar aqui, são pensamentos meus em relação a diabolização que os crentes por muitos anos fizeram e ainda fazem a pessoas, lugares, objetos,animais e idéias. Talvez pela religiosidade excessiva de falsa espiritualidade pelos quais são instruídos. Aqui quero abordar sobre nomes de pessoas.

Então por conta disso, surge na década de 90, principalmente, porções de livros contendo nomes com os seus significados, a maioria de autores evangélicos. O que eu vi nessa época, foi um monte de gente com esses livros, com os nomes de significados negativos sublinhados(só os negativos) , de forma que se encontrasse alguém com tais nomes, aí então abordavam-os, angustiando ainda mais a vida daquelas pessoas.

Um exemplo clássico disso, é o nome Adriana, cujo significados em tais livros é "princesa das trevas"...E aí deu no que deu...As Adrianas sofreram muitos vexames nas mãos desse ensandecidos. Afirmando que as tais traziam consigo muitas cargas negativas e possessões, fruto do tal nome. Então os livros se tornaram uma espécie de guru de nomes, ou quem sabe um horóscopo nominativo cristão. Eu porém, ainda que bastante novo na fé (isso em meados de 94) nunca dei bola a esse tipo de pensamento.

Agora preste atenção ao que diz a Palavra.

No poderoso império babilônico, império esse carregado de toda sorte de paganismo, satanismo, idolatrias e macumbas caldéias, surgem 4 rapazes vindo de Judá que revolucionaram aquele poderio mesopotâmico.

Os nomes deles eram: Daniel (Deus é meu juiz); Hananias(O Senhor demonstra graça); Misael (Quem é como Deus?) e Azarias( O Senhor Ajuda). São de fatos nomes com significações profundas, fruto da cultura judaica latente. Agora veja o que aconteceu. Todos foram deportados para Babilônia e imergiram num mundo sofisticadamente religioso e pagão.

E então o que aconteceu? Aconteceu que o mundo desses 4 jovens sofrera um choque térmico espiritual, mas nem por isso abalaram a sua fé!

Como sofreram então? Além de estarem longe de sua pátria, de sua familia, cultura... (isso já é grande sofrimento), agora estrategicamente pela colossal religião babilônica, os seus nomes são mudados...Observe o texto de Daniel 1 no verso 7: " E o chefe dos eunucos lhes pós outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego." Veja isso:

Daniel- Beltessazar. "Bel proteja a sua vida" ou "príncipe de Bel". Bel, um deus babilônico equivalente também a Marduque.

Hananias- Sadraque. "Ordem de Aku (deus lua-sumério)" ou ainda "amigo do rei".

Misael- Mesaque. "Quem é como Aku?"

Azarias- Abede-Nego. " Servo de Nego ou Nebo, isto é Nabu (ídolo que representa Mercúrio)"


Essa foi a vã tentativa de inserir neles toda a espiritualidade maligna dos caldeus em sua mente. Contudo o que vimos na vida desses jovens foi a reviravolta de todos esses conceitos babilônicos. Imagine se isso acontecesse com alguns crentes de hoje. Tanto neurose e paranóia iria surgir. Tantas sessões de despachos teriam que realizar (risos).

Os nomes pelos quais foram eles "batizados" não tiveram portanto nenhuma influência espiritual na vida desses jovens. É só ler o livro de Daniel e ver que, mesmo Daniel sendo chamado por "príncipe de Bel" a todos os instantes, ele vivera a antítese de todo aquele sistema do mal.

Os nomes negativos pelos quais os impuseram, não deixaram de serem eles mesmos no tocante à sua fé no Deus único e Poderoso. Não deixaram de receber do Senhor toda graça, sabedoria, conhecimento e entendimento mais do que todos os outros. E foram de fato instrumentos de Deus na realização dos seus propósitos naquela famigerada terra caldéia.

Portanto, não se preocupe com nomes e seus significados, posto que todas as mazelas de suas significações foram derrotadas na Cruz de Cristo. O NOME que está sobre todos os nomes no céu e na terra e debaixo terra te susterá e te guiará eternamente.

Com Amor,

Mário Celso


2 comentários:

  1. Espero que não se importe, Mário, mas vou copiar e colar esse texto interessantíssimo no meu blog,ok?! Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  2. A familia do meu marido tem o sobrenome Travasso' que significa Deus de jano. E toda a geraçao deles foi pertubada. Eles contam a historia. Temtavam se matar. Viviam nos centro de macumbaria. E ate os que sao crentes hoje. Sao atribulados de mente e nao conseguem ser verdadeiros cristãos. Eu sinto uma angustia. Ao ter esse sobrenome hoje. E nao temho vontade de coloca-lo no sobrenome do meu filho embora seja lei. Nao sei Oque faço.

    ResponderExcluir

A propósito...

Vamos Refletir?? E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segun...