quinta-feira, abril 01, 2010

A Religião-Sistema-Conexo E O Profeta Sem Nexo



O povo de Judá havia se corrompido, numa entrega deliberada à uma prostituição espiritual sem tamanho. O juízo era inevitável. Em meio a esse caos degenerador, se levanta o profeta Jeremias. Para muitos conhecido como o profeta chorão...Pra mim o apelidei de "o profeta vacilo". Como assim? Você pergunta. Porque, as suas mensagens era tão contraditórias, tão sem nexos, descabida, sem futuro,fora do sistema, pensava então assim os moradores de Judá e de Jerusalém.


Como o povo se deixou ser cativado pelo pecado e idolatria, a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor estava iminente. Cativou-se pela nulidade, cativo o será pela potestade.

Então aparece em cena o rei Zedequias no qual enviou Pasur um filho de sacerdote para consultar a Jeremias, qual seria a resposta de Deus para aquela situação...Usando uma linguagem bem regional (Piauí) o rei aparece com a cara mais lambida do mundo..."Pergunta agora por nós ao SENHOR, por que Nabucodonosor, rei da Babilônia, guerreia contra nós; bem pode ser que o SENHOR nos trate segundo todas as suas maravilhas e o faça retirar-se de nós.(Jer 21.2). Zedequias é a expressão da máxima da atual religião-sistema. Usa a religião apenas quando está em situação de risco, cujos recursos humanos são insuficientes para favorecê-lo.

Zedequias queria ouvir apenas o que agradasse aos seus incircuncisos ouvidos. A mensagem que ele esperava ouvir, era quem sabe uma mensagem triunfalista, recheada de positivismo e farta prosperidade, de acordo com o seu sistema de vida. "Nada de mal vai nos acontecer", "Nabucodonosor não vai nos destruir", "O Senhor está conosco nesse sistema"...Ledo Engano.Ora, o rei vivia muito bem no seu Palácio Real, ornamentadas de cedros e jardins abundantes...O povo estava entretendo-se às suas árvores frondosas bem como os seus altos prostíbulos cultuais, isso era tudo muito atraente...Religião misturada com muita sensualidade e orgias, ao ponto de Jeremias afirmar que os tais envolventes eram como "garanhões bem fartos, correndo de um lado para outro, cada um rinchando à mulher do seu companheiro..."(5.8).

Então o mais "vacilão" da história negra de Israel chega pra acabar com a festinha do povo e profetiza o que ninguém quer ouvir...Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Eis que farei retroceder as armas de guerra que estão nas vossas mãos, com que vós pelejais fora dos muros contra o rei da Babilônia e contra os caldeus, que vos oprimem; tais armas, eu as ajuntarei no meio desta cidade. Pelejarei eu mesmo contra vós outros com braço estendido e mão poderosa, com ira, com indignação e grande furor. Ferirei os habitantes desta cidade, tanto os homens como os animais; de grande pestilência morrerão. Depois disto, diz o SENHOR, entregarei Zedequias, rei de Judá, e seus servos, e o povo, e quantos desta cidade restarem da pestilência, da espada e da fome na mão de Nabucodonosor, rei da Babilônia, na de seus inimigos e na dos que procuram tirar-lhes a vida; feri-los-á a fio de espada; não os poupará, não se compadecerá, nem terá misericórdia.

Deus então os convoca a uma decisão urgente que valeria para as suas vidas. Como a misericórdia triunfa sobre o juízo, O Senhor lhes oferecem em escape...A este povo dirás: Assim diz o SENHOR: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte. O que ficar nesta cidade há de morrer à espada, ou à fome, ou de peste; mas o que sair e render-se aos caldeus, que vos cercam, viverá, e a vida lhe será como despojo. A mensagem era nítida. Se eles permanecessem em seus acomodados vales e moradas a morte seria certa e fatal! Lembra-nos a afirmação de Jesus com respeito à vida eterna. " Quem quiser preservar a sua vida perdê-la-á; e quem a perder de fato a salvará" (Lc 17.33). O comando de Deus era para que eles se rendesse aos caldeus e vivam! Submetendo-se ao instrumento do juízo de Deus (caldeus).


Ora, Zedequias achou aquilo tudo um absurdo, preferindo então o caminho da segurança-morte. isso de fato era a mensagem mais antipatriótica que os judeus um dia já ouviram! Essa mensagem custou caríssimo a Jeremias, posto que custou-lhe posteriormente ao seu aprisionamento e encarceramento.

O que de fato aprendo com tudo isso é a submissão de Jeremias ante a mensagem divina, não se dobrando as ondas impetuosas de uma religião prevalecente e nem ao populismo barato e imediato do sistema, da forma e da fôrma. Por outro lado vejo como a religião-sistema-conexo pode trazer letargia, mornidão, cegueira espiritual a um povo que prefere seguramente as iguarias desse ópio a mensagem divina!

Por isso, não entre no sistema desse mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.


Na contramão do sistema,

Mário Celso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A propósito...

Vamos Refletir?? E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segun...