terça-feira, maio 25, 2010

Terríveis Dias De Esperança

Por Mário Celso

Certamente vêm os dias”, diz o SENHOR, “em que mudarei a sorte do meu povo, Israel e
Judá, e os farei retornar à terra que dei aos seus antepassados, e eles a possuirão”, declara o SENHOR...Como será terrível aquele dia! Sem comparação! Será tempo de angústia para Jacó;
mas ele será salvo. (Jeremias 30.3,7)


O profeta da Calamidade se torna o profeta da Esperança. Essa é a paradoxal mensagem de Jeremias. A restauração de Israel se dará pela manifestação de Juízo, Justiça e Misericórdia divina. Esse misto de Graça e Espada se encontra na seção, conhecida como o "Livro da Consolação" (30.1-33.26).

Essa esperança cresce num ambiente de caos, destruição e ruína, ao ponto de descrever em um tom poético e ao mesmo tempo nebuloso..."Pode um homem dar a luz?"Por que vejo, então, todos os homens com as mãos no estômago, como uma mulher em trabalho de parto? Por que estão pálidos todos os rostos? . Os gritos de pânicos se harmonizavam com os ecos de guerra e pavor.

As palavras de ânimo, vigor e esperança traria um sentido novo à vida de Judá. Nos turbilhões de gritos, pavores, correntes, jugos, ferimentos, juízos e espadas a Graça remidora de Deus transborda em cada palavra do profeta. "mudarei a sorte do meu povo", "quebrarei o jugo do seu pescoço", "arrebentarei as suas correntes", "farei retornar à terra e a possuirão", "servirão ao SENHOR, ao seu Deus", "por isso não temas", "Não fique assustado", "eu o salvarei", "Jacó voltará e ficará em paz e em segurança, ninguém o inquietará", "açoes de graças e regozijo se ouvirá", "seus filhos e a sua comunidade serão firmados diante de mim", "de novo plantarás vinhas e as colherão", "o meu povo será saciado pela minha bondade"...

Vemos a expressão magna da graça e do perdão do Deus que é rico em amor. Mesmo que a consciência coletiva de pecados e iniquidades avolumava-se, mesmo sabendo que "o ferimento é grave", e "não há quem defenda a sua causa e nem há remédio( mediação humana) para a cicatrização de suas feridas", ainda que " grande é a sua iniquidade e numerosos são os seus pecados", com a presença constrangedora de devoradores, de esquecidos amantes e o golpe infalível de seus adversários...O tempo de angústia de Jacó estava dando abertura para a ESPERANÇA DE ISRAEL...

Só se conhece a graça,o perdão e o favor quando a espada se arraiga em nossas almas...Quando a espada de frustações, de pecados, de culpa penetra até à medula de nossas estruturas espirituais, é aí que se valerá e conhecerá de fato o Deus de amor. "Assim diz o SENHOR: “O povo que escapou da morte achou favor no deserto”.Quando Israel buscava descanso, o SENHOR lhe apareceu no passado,dizendo: “Eu a amei com amor eterno;com amor leal a atrai. "

A volta de Israel à sua terra, é a marca da plenitude salvadora de Deus, que pune, disciplina, corrige, porém recebe dele a palavra "mas a ti não destruirei completamente" (v.11). Conquanto que com tristeza cativos foram à uma terra distante, a Esperança dá a luz a alegria e regozijo.

" Vejam, eu os trarei da terra do norte e os reunirei dos confins da terra. Entre eles estarão o cego e o aleijado, mulheres grávidas e em trabalho de parto; uma grande multidão voltará. Voltarão com choro, mas eu os conduzirei em meio a consolações. Eu os conduzirei às correntes de água por um caminho plano, onde não tropeçarão, porque sou pai para Israel e Efraim é o meu filho mais velho. " (Jer. 31.8,9)

Tudo isso porque a boca profética de anúncio de caos e guerras, é a mesma que proclama a Esperança aos corações...A Esperança renasce nesse caldo de conflitos...Portanto para todos os povos cujo Deus é o SENHOR, mesmo que o caos esteja estabelecido, ainda assim ouvirás "Por isso há esperança para o seu futuro”, declara o SENHOR." (Jer. 31.17)

Em Esperança,

Mário Celso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A propósito...

Vamos Refletir?? E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segun...