segunda-feira, novembro 23, 2009

O prazer De Ouvir Uma Boa Música


Se a musicoterapia já era coisa dos tempos de Davi, trazendo consigo muitos dos efeitos benéficos na vida do agitado e esquizofrênico Saul, o que não dizer nesses tempos caóticos e frenéticos de hoje.

Mas eu estou falando da boa música...[O Brasil é um país riquíssimo de grandes expressões da música. Faltaria espaço ao falar de muitos nomes aqui. Porém nos últimos anos, a qualidade da boa música brasileira caiu em proporções gigantescas]...

Letras e ritmos dúbios de sentido duplicado, além da performance exacerbada de caráter sensual, apelativo, depreciativo (principalmente quando se trata da figura feminina). Isso também é uma característica do perfil humano nos últimos dias. É só ler as cartas de Paulo a Timóteo.

E o que falar da música evangélica...Dá pra se ouvir com a alma? Ou só se ouve com a alma? Ou não existe mais alma nela?

A todas expressões musicais do momento gospel brasileiro deriva-se de um mercado altamente exigente e propenso para as práticas do pragmatismo do culto moderno. Lembro de um cantor que dizia pra mim, numa época em que os "anjos" faziam muito sucesso; "Cara faz música com tema de anjo que o povo gosta". Aliás essa sempre será a estigma dos músicos evangélicos...Se a temporada é de chuva...Então chove, chove...Se é de atravessar o mar, haja mares para serem abertos...E por ai vai.

Onde estão as músicas de essência genuinamente adoradora sem nenhum aspecto apelativo à Pessoa de Deus? Onde estão aquelas que falam de fato à alma e produz frutos de arrependimento?

Se fizesse um punhado geral das músicas ditas cristãs e as usassem como musicoterapia, qual delas passariam pelo crivo? Será do que ouvimos agora produziria paz à alma ofegante como a de Saul? E se Saul ouvisse muitas dessas músicas? Como será que ele ficaria?

Isso são indagações minhas decorrente do fluxo do que ouvimos hoje por ai...Não estou citando nomes (sei que são muitos), apenas a produção de mal gosto deles...

Não quero com isso radicalizar e dizer que todos estão com "câncer" musical...Existem muitos dos bons músicos que não se dobraram ao Baal do momento(dinheiro, privilégios, holofotes,) e simplesmente tocam e cantam pelo prazer de cantar e tornar a arte mais agradável possível...

Ainda me delicio com muitas coisas boas...Músicas e músicos de qualidade ainda temos. Graças a Deus!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33.3

Com Amor,

Mário Celso

4 comentários:

  1. Gostei do post, Mário! Do cachorrinho ouvindo música, então...rsrsr...uma graça! Se não se importar usarei essa figura em uma postagem minha posteriormente

    ResponderExcluir
  2. Concordo e assino em baixo...

    às vezes fico em pânico na igreja pq sei que deveria estar no templo pra prestar o meu culto a Deus junto com os meus irmãos... mas é tão difícil louvar a Deus com certos hinos... tenho que ser sincera com Deus e dizer: "Pai, não é bem o que este hino está dizendo que eu gostaria de cantar agora. Mas eu não posso deixar de cantar. Então, se for da tua vontade, muda o mau gosto desse povo. Faz com que escolham hinos que realmente te louvem e não apenas incitem a vingança, a revanche, o alcance de bençãos. Gostaria de Te louvar com uma canão melhor esta noite. Mas não foi possível. Sinto muito".

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mário, paz!

    Belo artigo.

    Se no mundo há músicas de boa qualidade, como as de MPB, por que nós, crentes, não podemos fazer melhor, já que é para o Senhor?

    Como músicos da casa de Deus, sabemos que há muito o que melhorar na área do louvor. Pensemos, pois, em render o melhor para Ele.

    Deus te abençoe, irmão.

    ResponderExcluir
  4. Uma berração é esse funk. Detesto o ritmo, as letras. É um tipo de musica agressiva que irrita, deprime. As ditas funk gospel é horriveeeeeeeeeeeeel.

    ResponderExcluir

A propósito...

Vamos Refletir?? E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segun...