sexta-feira, dezembro 18, 2009

Martin Bucer, O Pioneiro do Ecumenismo


Martin Bucer, teólogo alemão (1491-1551), foi um protestante reformista influenciado pelas doutrinas Luteranas, Calvinistas e Anglicanas. Apesar de ser membro da ordem dominicana, acabou deixando os votos monásticos devido a forte influência após um encontro que teve com Lutero em 1518. Ele então abraça a fé, e trabalha para a expansão da Reforma.

Depois de muitos esforços para reformar a igreja católica em Wissembourg, acabou sendo excomungado da Igreja Romana, sendo forçadamente a deixar aquela cidade. O seu ato de mediatismo religioso, já era de fato notório quando então tenta conciliar as calorosas discussões entre Lutero e Zwingli a respeito da eucaristia.

Aonde então começa mais um esforço seu, como objetivo da reforma de convencer a suposta unidade eclesiástica numa só fé. Martin acreditava que os católicos do "santo" império romano deveriam se unir para aplicação da Reforma. Então ele tenta por todos os meios unir os protestantes e católicos para consolidar a Igreja Nacional Alemã, sendo uma igreja independente de Roma. Não teve portanto êxito e com isso promove eventos para retirar o protestantismo dentro do império.

Em 1548, Bucer foi perseguido duramente pelo fato de não assinar a bula interna de Augsburg, onde o imporia a aceitar as certas regras no que diz respeito a adoração católica.

Em 1549, foi exilado para a Inglaterra onde morre aos 59 anos de idade. Foi um dos grandes teólogos do passado ao qual não teve nenhuma denominação-honra ao seu nome. Porém ele é lembrado como o pai do ecumenismo.

Veja que essa estratégia ecumênica origina-se portanto de muitos tempos...Existiu e existirá sempre...A tentativa malévola de união religiosa com fins de poderio religioso sob pretexto de paz aos povos...

Hoje o ecumenismo está deliberado e arrebatador...O ecumenismo de doutrinas heréticas e espúrias aglutina-se a muitos campos de fé...Todos os fragmentos das religiões estão em fusão evangélica. Um pacote sincrético e pagão estão estampados desgraciosamente em muitos púlpitos brasileiros!

Com Amor,

Mário Celso

Fonte: Wikipedia English

Um comentário:

  1. Puxa! Eu não conhecia sobre a origem do ecumenismo. Obrigada por compartilhar com a gente, meu irmão!

    ResponderExcluir

A propósito...

Vamos Refletir?? E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segun...