sexta-feira, julho 30, 2010

A Bela Incerteza! O "Ser-Belo" E O "Belo-Ser"


É bom ficar claro em nossas percepções de vida e do mundo, que nessa existência tão bondosamente paradoxal, algumas incertezas são concretas e palpáveis. Incertezas essas que geralmente são frustrações àqueles que determinaram a pensar que a caminhada dessa vida é como um rio sem pedras e desvarios.

Num mundo da esteticidade, do culto ao estereótipo, dos glamours, dos holofotes dos belos invólucros e performance,vou colocar a beleza como umas das grandes incertezas. Nem tudo que é beleza é destreza, e até certo ponto causa tristeza..."Enganosa é a graça e passageira é a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, será louvada" (Pv 31.30). Isso parece simplório, mas existe aqui uma verdade robusta e carregada de sentidos, em todos os sentidos.

A figura da mulher abordada pela Bíblia, é de todas a mais empolgante, na qual a usa para trazer a nós profundas lições. Esse texto de Provérbios 31, aponta a virtude da mulher sensata, séria nos seus compromissos e deveres, mas ao mesmo tempo nos esclarece a incerteza da estética feminina quando não reverencia à vida e nem tampouco a Deus. Tudo então se torna vazio e enganoso, quando avaliamos a beleza como primeiro aspecto do "viver bem a vida" em detrimento da justiça, da ética e verdade.

Note bem, não estou fazendo apologética a tudo aquilo que seja feio, e nem tampouco afirmo que tudo que é feio é honesto...Nada disso. O que transmito aqui, é a vaidade da excentricidade do "ser-belo" como a mais linda incerteza, do contrário o "belo-ser" se torna louvável, quando cultuamos ao Verdadeiro Amor.

Esse é o duelo: o "ser-belo" versus "belo-ser". O que queres ser?

Mário Celso




2 comentários:

Pri de Luz disse...

Amei a postagem. Espero que você arrume um tempinho pra escrever sempre, porque seus textos nos edificam bastante.

Pri de Luz
www.prideluz.blogspot.com

Eder Barbosa de Melo disse...

Olá! Muito obrigado por nos seguir no blog http://betel-canguaretama.blogspot.com Quero informar que este blog está desativado e continua no ar apenas para prestar certo serviço, possivelmente será excluído em breve, sendo assim, convido-te a seguir o Blog http://recortecotidiano.blogspot.com/ atualizado frequentemente e com conteúdo mais diversificado. Continuemos com a nossa parceria, aguardo sua visita. Mais uma vez agradeço.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails