sexta-feira, julho 30, 2010

A Bela Incerteza! O "Ser-Belo" E O "Belo-Ser"


É bom ficar claro em nossas percepções de vida e do mundo, que nessa existência tão bondosamente paradoxal, algumas incertezas são concretas e palpáveis. Incertezas essas que geralmente são frustrações àqueles que determinaram a pensar que a caminhada dessa vida é como um rio sem pedras e desvarios.

Num mundo da esteticidade, do culto ao estereótipo, dos glamours, dos holofotes dos belos invólucros e performance,vou colocar a beleza como umas das grandes incertezas. Nem tudo que é beleza é destreza, e até certo ponto causa tristeza..."Enganosa é a graça e passageira é a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, será louvada" (Pv 31.30). Isso parece simplório, mas existe aqui uma verdade robusta e carregada de sentidos, em todos os sentidos.

A figura da mulher abordada pela Bíblia, é de todas a mais empolgante, na qual a usa para trazer a nós profundas lições. Esse texto de Provérbios 31, aponta a virtude da mulher sensata, séria nos seus compromissos e deveres, mas ao mesmo tempo nos esclarece a incerteza da estética feminina quando não reverencia à vida e nem tampouco a Deus. Tudo então se torna vazio e enganoso, quando avaliamos a beleza como primeiro aspecto do "viver bem a vida" em detrimento da justiça, da ética e verdade.

Note bem, não estou fazendo apologética a tudo aquilo que seja feio, e nem tampouco afirmo que tudo que é feio é honesto...Nada disso. O que transmito aqui, é a vaidade da excentricidade do "ser-belo" como a mais linda incerteza, do contrário o "belo-ser" se torna louvável, quando cultuamos ao Verdadeiro Amor.

Esse é o duelo: o "ser-belo" versus "belo-ser". O que queres ser?

Mário Celso


Um comentário:

  1. Amei a postagem. Espero que você arrume um tempinho pra escrever sempre, porque seus textos nos edificam bastante.

    Pri de Luz
    www.prideluz.blogspot.com

    ResponderExcluir

A propósito...

Vamos Refletir?? E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segun...